terça-feira, 24 de novembro de 2009

Heráclito e Parmênides[1]

Daniele Kovalski[2]

1 Apresentação

Neste texto, serão estudados dois dos mais importantes filósofos do período pré socrático: Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia. Primeiramente, abordaremos cada um em separado, para nos familiarizarmos melhor com o pensamento de ambos, para depois, finalmente, compreendermos a contraposição do pensamento deles.

2 Heráclito

Heráclito nasceu em Efeso (540 a.C-470 a.C) e tanto sua vida, como sua obra são um tanto quanto obscuras. Era conhecido como um homem melancólico, que nutria profundo desprezo pelo povo, pelos poetas, pelos filósofos e pela religião, mantendo-se também distante da política. O único livro de que se tem noticia que tenha escrito, foi perdido já durante a Antiguidade, restando dele alguns fragmentos, que são na verdade aforismos[3].
Sua filosofia foi regulada pela idéia de logos (lei, princípio) que a tudo governa. Esse logos é passível de ser ouvido pelas pessoas, unifica os opostos e é associado ao fogo, que possui ascendência sobre os outros quatro elementos.
A idéia do logos eterno e divino, o contraste entre mundo instável e aparências, e a ordem que os regula, foram influentes nas filosofias platônica e estóica[4].
Heráclito é considerado o pai da dialética, já que seu pensamento tratava da questão do devir – o vir a ser, implicando, assim, numa idéia de constante tensão e revezamento entre os contrários. A dialética pode ser exterior, quando o raciocínio ocorre de dentro para fora ou interior ao objeto, quando se foca na observação do ser. Aquilo que é real seria, na verdade, fruto da mudança e de um embate entre os opostos.
O conflito entre os opostos dá origem à concórdia e a harmonia, por permitir que o ser seja ao mesmo tempo uno e mutável perante o contexto em que vive. Com isso é possível que os opostos ocupem o mesmo espaço, ao mesmo tempo, como se fossem um circulo perfeito.
Outra doutrina conhecida de Heráclito é o seu conceito de fluxo de todas as coisas, exemplificada pela seguinte idéia: um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio, porque novas águas estão sempre fluindo. A doutrina o fluxo, seria posteriormente melhor desenvolvida por seu discípulo, Crátilo
Estes postulados tornaram possível a concepção de uma arché – a origem de tudo o que existe (fogo, ar, água e terra). O fogo é o elemento primordial para Heráclito, pelo fato desse elemento transmutar-se em tudo que existe, gerando, com isso, um constante fluxo de mutações.


3 Parmênides

Parmênides nasceu em Eléia, seu pensamento está exposto em um poema chamado Sobre a Natureza que possui duas características, uma que trata do caminho da verdade e outra que trata da opinião – aquilo de que não se pode ter certeza. Sua doutrina possui a perspectiva de unidade e imobilidade do ser, que é uno, não gerado e imutável. Tudo o que existe, então, é eterno, imutável, indestrutível, indivisível e, portanto, imóvel.
O pensamento do filósofo de Elea implica em conflito entre razão e experiência – está possui para ele uma natureza ilusória. É comum considerar que Parmênides seja o fundador da metafísica ocidental, devido a sua distinção do Ser e do Não Ser. Para Parmênides, o pensamento pode alcançar o conhecimento e a compreensão, sendo, portanto, uma percepção do domínio do ser, correspondente às coisas percebidas pela mente, ao contrário das sensações, que são ilusórias e fazem parte do domínio do não ser.

4 Parmênides X Heráclito

Tradicionalmente, o pensamento de Heráclito e Parmênides são vistos como antagônicos. Trata-se, provavelmente, do primeiro conflito filosófico, que acabou por originar duas corrente diferentes de pensamento.
Heráclito concebia um mundo de perpétua mutação, em que tudo fluia, ao passo que Parmênides, julgava a mutação como algo ilusório. A partir da pergunta “o que é”, tentava compreender o que há por trás das transformações e das mutações. Afirmava o filósofo eleata, que aquilo que é jamais pode deixar de ser, muito embora sofra algumas mudanças que, no entanto, são superficiais demais, não afetando, por isso, a essência do ser.
Sem duvida, Heráclito e seu mobilismo, valorizam a pluralidade do real e o quanto a experiência pode contribuir para o conhecimento da realidade, enquanto Parmênides e seu monismo buscam o único e o estável, o eterno e o perfeito, que não são dados de imediato pelos sentidos, sendo revelados somente ao nosso pensamento pela reflexão.



5 Referências
SPINELLI, Miguel. Filósofos Pré-Socráticos. Primeiros Mestres da Filosofia e da Ciência Grega. Porto Alegre: Edipucrs, 2003

[1] Texto apresentado à Prof. Rosâni Kucarz, para obtenção de nota parcial na disciplina de Prática Profissional IV
[2] Graduanda do 4º período de Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná
[3] Sentenças que em poucas palavras revelam uma regra ou um principio de longo alcance
[4] A escola estóica foi fundada no século III a.C. por Zenão de Cítio (de Cittium), e preconizava a indiferença à dor de ânimo oposta aos males e agruras da vida, em que reunia seus discípulos sob pórticos ("stoa", em grego) situados em templos, mercados e ginásios. Foi bastante influenciada pelas doutrinas cínica e epicurista, além da clara influência de Sócrates.

Um comentário: